10 places that prove there is love in São Paulo - Bus 142
DESTINATIONS Brazil Trip Tips Lists

10 places that prove there is love in São Paulo

I believe São Paulo is filled with contrasts and my relationship with the city has always been divided between love and hate. It’s not easy to be paulistano and face hours of chaotic traffic, absurd climatic variations and the urban chaos on a daily basis. But as soon as I move away from the city I desperately miss the accent we insist doesn’t exist, the street food, all the 24/7 options, the neighborhood’s identities, the fast pace, urban art, foggy weather, skyscrapers, metros and of course, all my friends who stayed there.

In 2016 I moved to Panama City with a one-way ticket. A couple of months later I went back home to spend Mother’s Day there (how cute am I?) and only then I realized how much I missed São Paulo. I even missed the cold weather – ’cause living in a ever-lasting Summer can be exhausting, too. Who would know?

I made a huge effort to try and fit everything I wanted to do in just a few days: see all my friends, visit all my favorite spots, eat in some restaurants and still have some trips in between. I sure failed, but by doing so I came to realize there just so much to do there! So I came up with this list of things I miss the most about São Paulo which are, I believe, the best the city has to offer. Some of these attractions are very popular and some may be out from the regular travel itinerary, and they all make me love São Paulo even more ♡

Bus142_AmoremSP_titulo

1. Vila Madalena

When I left the last metro station at the green line I was really nostalgic regarding my old neighborhood. Vila Madalena has an unique, bohemian and laid back atmosphere. I just love it so much!
You can easily spend an afternoon there enjoying the brand new Parque da Vila (an open, urban park), taking pictures at Beco do Batman or just having good food in one of the many restaurants at Harmonia St. Or you can spend your evening there just pub crawling, and if that’s the case I recommend you start with Mercearia São Pedro, very close to the metro station, with cold and fair-priced beer and rodízio de pastel, a traditional Brazilian.

Obrigada, Vila! ❤

Thanks, Vila! ❤

2. Augusta Street

Augusta is a place where you can see everything and to walk around this street should be considered an anthropological experience. If it’s a sunny afternoon, you should just seat in one of the bars with chairs outside and watch as life happens, tasting a nice beer. At Augusta you can also find clubs, different restaurants, beauty shops, cool shops and food trucks. Whoever says paulistas love the mall clearly doesn’t know Augusta Street!

Bus142_AmoremSP_05

3. Gelato Stores

You eat very well in São Paulo and I could make a post just about great restaurants that are worth a visit. It was in São Paulo that I got to know gelato, a typical Italian ice cream and solid evidence that they really know what they are doing at the kitchen. My very favorite gelato spot is Casa Elli, at Alameda Tietê.
Fun fact: during my trip to Italy I had, let’s say, around 34 gelatos and, by the end of each one, my boyfriend would say: I prefer the one from Casa Elli. Yes, it’s THAT good!

Gelato da Stuzzi da Vila Madalena

Gelato from Stuzzi @ Vila Madalena

Other great gelato options are: Bacio di Latte, with more than 20 units in the city, including shopping malls and airports; Frida & Mina, in Pinheiros;and Stuzzi, with units in Vila Madalena, Campo Belo and Fradique Coutinho, inside the movie theater Cinesala. Speaking of which…

4. Street Movie Theaters

I just recently visited my first street movie theater and found out how amazing they can be. Besides having more B-side movies, I loved their proposal of rescuing our relationship with movie theaters, so different from the “fast food” experience we get from catching a movie at the mall. I loved and recommend it!

I visited Cinesala, a beautiful cinema with some couch as a chair that make you so comfortable you even forget you’re not home. A friend of mine also recommended me: Espaço Itaú de Cinema, Reserva Cultural, Cinesesc and Belas Artes – and I wanna check them all!

Bus142_AmoremSP_08

5. Ibirapuera Park

One of the most important parks in Brazil doesn’t have metro acess, but it’s quite easy to get there by bus coming from Brigadeiro Luis Antônio Avenue. The Ibirapuera Park is usually packed on weekends so, if you get a chance, prefer to spend some random weekday here. There’s lot to do: picnic, walk with your dog, roller skate, see one of the exhibitions from one of the many museums, like MAM, eat some açaí and even visit their planetarium (just make sure to check the opening hours).

Bus142_AmoremSP_11

Marquise @ Ibirapuera

Marquise, no Ibirapuera

Grafite d'Os Gemeos, em frente ao MAM

Os Gemeos graffiti @ MAM

Still talking about parks, you should check Independência Park, at Ipiranga and the Botanical Garden, close to Jabaquara metro station.

6. Rock Gallery

The famous Galeria do Rock is one of the most important places from my youth (gee, do I sound old!). Besides all the cool record, jewelry, poster, shoe and any other rock-related store, the gallery is meeting point for friends in a building full of identity downtown. I can’t even explain my relationship with this place, but it’s one of my favorite places in the city and I always have a great time there!

7. Liberdade

Did you know that São Paulo is the city with the biggest number of Japanese people outside Japan? And the coolest Japanese neighborhood in São Paulo is Liberdade, where you can find basically everything: a giant costemic store, craftwork supplies, geeky things for your house, besides a traditional karaoke and many restaurants. The neighborhood is beautiful and very traditional – even the traffic lights are customized in a way that will make you feel in the other side of the world! During the weekends, you should check the Feira da Liberdade, a street fair with delicious food and lovely little gifts.

8. Centro Cultural São Paulo

The Centro Cultural São Paulo is a cultural center right in front Vergueiro metro station and the kind of place you can go just to sit, sip some tea, read a book and think about life. Besides being this awesome space, there you’ll also find a library, different exhibitions, theater, dance and music shows, cinema, workshops and even a LP catalog. So many cool things combined! I remember that one time I caught a play in their basement – scary and incredible!

Bus142_AmoremSP_16

9. Livraria Cultura at Conjunto Nacional

I enjoy book stores so much that it seems unfair to talk about only one, but the Livraria Cultura at Conjunto Nacional really deserves a special place in our hearts. Besides being the biggest Brazilian book store, it is a real paradise for book lovers. The store is very close to Paulista Avenue, has a nice atmosphere and puffs available. A place that welcomes people who love to read already has our true love.

10. Paulista Avenue

Paulista Avenue is probably the most important symbol of the city, besides being a cultural and financial center. It is virtually close to everything in the city and it’s really easy to get there: it might be the place with most metro stations in the whole country. It’s surprising what you can find at Paulista: poetry reading in front of MASP, street artists, unique pieces of art. And now, on Sundays, Paulista Avenue is open to the public from 10 a.m. to 6 p.m., transforming itself in a real urban park. Great experience!

Bus142_AmoremSP_17

Live long and fabulous!

Live long and fabulous!

Bus142_AmoremSP_20

While I finish this list I can only say that I miss home so much and I’m sure that there is, indeed, so much love in São Paulo!
What about you, what’s your favorite corner in Sampa?

You Might Also Like

42 Comments

Lorraine Faria
    Wednesday September 7th, 2016 at 05:09 PM

Existe muito amor sim! <333 E tem tantas coisas que ainda não fui conhecer.. não me conformo de ainda não ter ido na Paulista aberta!

Wednesday September 7th, 2016 at 07:32 PM

Tem muito amor em SP, né? Especialmente se vc pode curtir a cidade fora do horário de pico, porque aí também é puxado!
      Vai na Paulista um domingo desses, sim! É um clima tão gostoso que assim que vc sai do metrô parece que entrou em uma outra cidade!

thais
    Wednesday September 7th, 2016 at 06:03 PM

MUITO AMOR! Moro em Osasco, ao lado de SP! E estude e trabalho na Vila Mariana <3 Acredita que nunca fui passear na Vila Madalena?

PRECISO IR! RS

Wednesday September 7th, 2016 at 07:33 PM

Tem que ir pra Vila Madalena sim, Tha! Que saudade do meu antigo bairrinho <3 hahaha
      Mas é normal, as vezes as coisas estão tão ali à disposição que a gente deixa sempre pra depois, outro dia, quem sabe semana que vem... haha

Sabrina Galdino
    Thursday September 8th, 2016 at 02:56 AM

Primeiramente amei seu blog e seu post só foi um incentivo para reservar um dia e conhecer, porque por incrível que pareça sou paulista e não conheço ainda esses lugares. Aliás muita gente!
    São Paulo pode ter problemas como qualquer cidade, mas é muito amor viu!
    Eu vivo enrolando a mim mesma para conhecer o parque Ibirapuera, ver a galeria do Rock e também a feira na Liberdade e nada…
    Fiquei interessada em provar esse sorvete italiano hen!
    Às vezes ficamos apenas em nossa rotina e não prestamos atenção nesses lugares bacanas.

Fases&Estações

Thursday September 8th, 2016 at 08:33 PM

Ô, Sá, faz isso sim! SP tem muita coisa incrível e a gente precisa desse ~quality time~ com a cidade pra não ficar maluco com todo o caos rotina. Se for conhecer esses lugares, depois me conta o que achou 🙂

Tamara Melo
    Thursday September 8th, 2016 at 11:22 AM

Ah, Eu adoro São Paulo! Amo o Rio, mas moraria lá fácil!
    Já tem um tempinho que não visito SP e estou cheia de saudade.

Thursday September 8th, 2016 at 08:39 PM

No que diz respeito a “turismo tradicional” precisamos ser francos e admitir que RJ dá um pau em SP, mas as duas cidades têm charmes muito diferentes, né?

Katarina
    Thursday September 8th, 2016 at 01:38 PM

Tem amor demaaaais! ♥

Thursday September 8th, 2016 at 08:39 PM

Num tem? Isso porque eu nem entrei no mérito dos cafés… <3

Vy
    Thursday September 8th, 2016 at 02:41 PM

Sempre amei SP! Mas concordo que quando gente mora na cidade as vezes perde o foco. Porém gosto sempre de frisar pras pessoas que as coisas boas ultrapassam as ruins e vale muito a pena morar em SP sim! OLha quanta coisa bacana <3

Thursday September 8th, 2016 at 08:49 PM

SP exige um exercício constante de paz de espírito pra gente lembrar como essa cidade é bonita/legal. Mas acho que a gente acaba se acostumando ao que está ao nosso redor sempre, não importa onde a gente ta, sabe? Agora que estou longe morro de saudades <3

Aline Amorim
    Thursday September 8th, 2016 at 04:30 PM

Eu já fui muitas vezes em São Paulo visitar minha tia e minha prima, mas vendo esse post parece que nunca fui na cidade.
    Sempre me levam nos mesmos lugares: 25 de março, marcadão e shoppings. Já salvei esse post para a próxima vez que visitar a cidade visitar alguns desses lugares.
    Beijos

Thursday September 8th, 2016 at 08:56 PM

SP tem infinitas cidades! Essa lista é só o que eu mais gosto, mas falando com uns amigos, cada um tem uma sugestão diferente! Mas tenta conhecer algum desses em uma próxima visita 🙂

Taís
    Friday September 9th, 2016 at 07:26 AM

Que post maravilhoso, Mari! Você com certeza pegou pontos especiais e essenciais de SP. Na minha ultima ida não consegui fazer nem a metade de coisas que eu queria… queria muito ter ido na Vila Madalena, pq acredite.. eu nunca fui ao Beco do Batman hahah.. e no final das contas consegui ir mesmo só matar saudades da Liberdade e da Augusta… a Galeria passei por lá perto de carro.. e já me deu aquela baita nostalgia, também um lugar importante da minha adolescencia ♥

Saturday September 10th, 2016 at 09:39 PM

Quando morava em SP passava vários fins de semana de bobeira, fazendo vários ~nada~, aí agora que moro longe, vou visitar e tento fazer todas essas mil coisas. E falho sempre! hahaha
      E oh, eu morei na Vila Madalena quase 1 ano e fui no Beco… uma vez só 😐

Júlia
    Friday September 9th, 2016 at 01:51 PM

Aahhh, que orgulho da minha cidade ^-^ eu amei o post! Às vezes é difícil lembrar o quanto sua cidade é bonita, mas você fez o meu dia!
    Beijos, Ju!

Saturday September 10th, 2016 at 09:40 PM

SP é uma linda mesmo, né?! <3 As vezes a gente precisa de um forcinha pra lembrar disso!

Jamile Galterio
    Saturday September 10th, 2016 at 06:22 PM

Até salvei esse post nos favoritos para quando for para São Paulo. Morro de vontade de ir visitar SP e acabou que nunca fui, mesmo morando em Campinas que é pouquíssimas horas de distância.
    Depois desse post fiquei com mais vontade ainda de conhecer <3

Saturday September 10th, 2016 at 09:42 PM

Menina, Campinas é muito pertinho! Pega um lirabus e bora conhecer um pouquinho de SP! <3 hahaha

Sherry
    Sunday September 11th, 2016 at 12:58 PM

São Paulo é tudo de bom né?! EU amo essa cidade, moro no interior, porém sempre quando posso estou visitando minha família pelo ABC.
    Amei seu blog <3

Beijos
    Sherry

Sunday September 11th, 2016 at 09:06 PM

É muito amor, sim! Saudade da minha terrinha da garoa <3

Ane
    Monday September 12th, 2016 at 10:12 AM

Não conheço a cidade de São Paulo, mas achei super legal a dica de lugares para conhecer por lá e que apesar da vida corrida o amor não passou despercebido.

Monday September 12th, 2016 at 05:40 PM

É um exercício diário de treinar o olhar para encontrar a beleza que está ao nosso redor. Com SP não é diferente, a cidade tem muita coisa linda <3

Natascha
    Monday September 12th, 2016 at 11:35 PM

Mari concordo que SP é maravilhosa porque tem todos os tipos de atrações 24/7 e muita comida boa, mas eu não consigo me ver morando nessa cidade não! Acho muito caótica e cheia de gente, e olha que eu nem moro numa cidade tão pequena assim, sou de Campinas e já acho aqui um inferno! Meu negócio é cidadezinha pequena mesmo!! hahaaha bjoo

Tuesday September 13th, 2016 at 09:03 PM

Eu já passei por momentos diferentes com SP. Teve época que eu trabalhava lá mas morava no ABC e era bem difícil. Teve época que eu morei na Zona Leste e pegava todas as enchentes que aconteciam. Então sei que a cidade exige bastante da gente. Mas agora, que estou longe, consigo focar só nas coisas boas. E tem muuuita coisa boa tbm 🙂

Rita
    Tuesday September 13th, 2016 at 12:13 AM

Mari, está listo poderia ter sido feita por mim! Nasci em São Paulo, no centro, e morei lá até quando fui para o interior fazer faculdade, no início de 2004. Morria de saudades, chorava para voltar, queria metrô, barulho e trânsito! Em 2011, resolvi voltar e o que aconteceu? Não consegui ficar por dois meses! rsrsrs. Me mudei para a grande São Paulo, com cara de interior, mas a 40 minutos da cidade grande, assim, tenho paz no dia a dia e tudo que amo desta “pauliceia desvairada” sempre que quiser. Eu acrescentaria na lista o Parque da Água Branca, as muvucas da região da 25 de março, o Mercado Municipal e a praça Roosevelt … Adorei teu texto, como adoro tudo por aqui!
    Beijos

Tuesday September 13th, 2016 at 09:05 PM

Rita, na verdade eu sou do ABC, mas morei uns 3 anos em SP antes de me mudar aqui pro Panamá. Eu acho que doses diárias de SP cansam a gente, claro! É muito trânsito, barulho, poluição… mas estando longe, tenho saudade só das coisas boas <3
      Ah, a Roosevelt merecia estar na lista mesmo! Gosto muito!
      Beijos

Clayci
    Tuesday September 13th, 2016 at 11:49 AM

Existe muito amor em São Paulo simmmmm
    Em cada cantinho! Eu amo essa cidade <3

Tuesday September 13th, 2016 at 09:06 PM

Não é? Amo SP e to com tanta saudade! Logo volto pra visitar todos esses cantinhos outra vez <3

Carol Pestana
    Tuesday September 13th, 2016 at 12:54 PM

Agora me senti muito mal! De todos os lugares da lista não conheço NENHUM! HAHAHAHA
    Sorry to say that but… Detesto São Paulo. Moro no interior e sou encantada com minha cidade, São Paulo me dá alergia, sério. Conheço pouquíssimos lugares, mais na zona sul mesmo, mas sempre que tenho que ir já sei que vou me estressar :/
    Um dia quem sabe eu mude essa minha visão mas eu fujo de lá e evito ao máximo hahaha
    Legal ver que existem pessoas que gostam daquele caos cinza e seco!

Beijinhos!

Tuesday September 13th, 2016 at 09:07 PM

Hahahaha
      Ah, a vida no interior tem OUTRA pegada – eu sei pq meus pais moram perto de Campinas, e acho uma delícia!
      Mas acho SP uma cidade fantástica, com muita opção não importa o que te agrade. Sim, morar em SP exige paciência, mas o segredo é focar na parte boa 😉

TALITA DOS SANTOS CARVALHO
    Thursday September 15th, 2016 at 05:43 PM

Er apra eu ter lido teu post antes de viajar para lá, teria me ajudado bastante rsrs

Tuesday October 4th, 2016 at 11:32 AM

Já deixa o link guardado pra próxima visita, Ta 😉

Adrilaine Cezimbra
    Monday September 19th, 2016 at 09:47 AM

Que legal Mari, simplesmente amei o post. Fui à SP uma única vez em outubro de 2014 (faz tempo) porque a familia do pai do meu filho é toda dai, pai, avós, tios e afins… Como ficamos pouco tempo não consegui visitar muitos lugares e acabei indo apenas na Liberdade porque meu ex é sushiman e óbvio que seria impossível não ir lá haha Ele comprou algumas coisas, facas e etc e passeamos um pouquinho. Mas foi só, espero que na minha próxima visita eu possa conhecer mais, o parque Ibirapuera é o topo da minha listinha. No mais aqui no RS também tem uma livraria cultura incrível, foi a mais linda que já vi, o lugares é um verdadeiro paraíso da leitura ♥.♥
    Beijão, http://www.desapegaadri.com

Tuesday October 4th, 2016 at 11:34 AM

Acho que a Cultura é boa em fazer livrarias incríveis, né? hahaha
      Eu gosto dessa do Conjunto Nacional porque você sempre vê um pessoal jogado por lá, parece até que não estamos no meio do caos da Paulista onde todo mundo está sempre com tanta pressa!
      No próximo passeio a SP tenta ir nesses lugares e me diz o que achou 🙂

Janeise Santos
    Monday September 19th, 2016 at 02:41 PM

Eu sou louca para conhecer São Paulo!! A Rua Augusta, Galeria do Rock e o Centro Cultural estão na minha lista, mas minha vontade mesmo é ir na Paulista e no Ibirapuera ❤

Tuesday October 4th, 2016 at 11:35 AM

Não vou dizer que dá pra fazer tudo no mesmo dia porque acho que não dá! hahaha o trânsito de SP realmente não ajuda muito. Mas com um pouquinho mais de tempo dea pra conhecer tudo, Jan, e se encantar por essa cidade <3

Jessika Lima
    Tuesday September 27th, 2016 at 07:42 PM

Ô cidadezinha que eu tenho uma vontade danada de conhecer! Não só pelos amigos que tenho na cidade, mas pela beleza mesmo. Cada lugarzinho que chega enche o coração da gente, ai ai. Teu post me deixou ainda mais na vontade de ir visitar, haha. Beijos!

Thursday October 6th, 2016 at 04:26 PM

Que delícia ler esse comentário mais inspirado, Je! <3 Amo SP. Sei que a cidade exige bastante paciência da gente, mas ela vai ter pra sempre um lugar enorme no meu coração!

KARINE
    Thursday September 29th, 2016 at 01:27 AM

que post mais amor! <3
    não é fácil viver em SP, mas é difícil não sentir amor por essa cidade que apesar de tantos problemas, é tão incrível ao mesmo tempo. amei muito seu post e apesar de conhecer muitos dos lugares que listou, fiquei com aquele sentimento de que preciso andar mais por aqui, sabe? aproveitar mais, ver com mais ~olhos de turista, enfim, hahah amei muito o post e quero DEMAIS provar algum gelato desses lugares que listou, haha.

Thursday October 6th, 2016 at 04:29 PM

SP não é fácil mesmo, mas é puro amor, né? Me dá muito orgulho ver a cidade evoluindo do jeito que ta, com as pessoas ocupando mais as ruas e transformando tudo em um lugar muito gostoso de se viver.
      Quando minha rotina era em SP eu tbm passava por várias dessas coisas e nem ligava, mas é aquela história né, a gente perde e vê a falta que faz!

Menina, e sério, gelato é uma delícia nessa vida, prova sim <3