7 coisas legais para fazer em Paris com chuva - Bus 142
AS VIAGENS França Listas

7 coisas legais para fazer em Paris com chuva

Conhecer Paris nunca foi um grande plano. Quer dizer, não é também como se eu não quisesse conhecer Paris – aliás, que lugar eu não quero conhecer? – mas esse glamour associado à cidade nunca mexeu muito comigo. Mas enquanto eu planejava o roteiro da Eurotrip 2016 acabei decidindo que era hora de conhecer a capital francesa, em parte porque minha mãe, que era minha parça nessa parte da viagem, já tinha ido até lá e amado muito, e também porque né? tamo aqui do ladinho, a passagem tá em conta, bora comer uns croissant!

Mesmo sem nunca ter tido nenhuma expectativa sobre Paris, foi só reservar as passagens que já comecei a ficar doida criar todas esses cenários imaginários que envolviam Paris e muitas luzes, boinas, trilha sonora de acordeão pelas ruas, baguete embaixo do braço e o sotaque de biquinho. O clichê completo. De repente estava cheia de planos pra Paris e mal podia segurar a ansiedade.

Depois de passar um dia sensacional em Lisboa, um período incrível em Madrid com direito a bate-volta para Toledo, finalmente desembarquei em Paris e então… deu tudo errado.

Praticamente não parou de chover. Choveu tanto, mas tanto, que teve dia que fecharam o Louvre pra mover as obras pra um lugar mais alto com medo de uma tragédia como a de 1910. Fecharam até o Sena! Com essa chuva interminável veio também um vento que parecia a própria vingança de Zeus e passei muito frio já quase em Junho, que é praticamente verão na Europa. Tinha roupa pra isso? Claro que não. Soma aí que a gente se hospedou num apartamento que estava bem aquém da nossa expectativa e infelizmente rolou o famoso mau humor parisiense com pessoas literalmente empurrando a gente na rua. As coisas são realmente caras por lá e, pra piorar, como é fácil se perder em Paris! Eu geralmente não ligo de me perder quando viajo (até porque eu me perco todo dia!) mas se perder na chuva, com frio, sem ninguém pra te dar informação… bem mais chato.

O que fazer em Paris com chuva

Até essa pomba parece chateada com tanta chuva

O que fazer em Paris com chuva

Não dava pra abaixar o guarda-chuva nem pra foto!

Conseguir se divertir mesmo quando tudo está dando errado é uma fina arte que eu ainda estou aprendendo. Confesso que fiquei bem chatinha tomando chuva na cara nesses dias (desculpa, mãe!), mas agora que já passou, o balanço é o seguinte: Paris é linda! Se seu sonho é conhecer Paris, vai fundo! A cidade é enorme e cheia de expressões diferentes, com arquitetura e cultura impressionantes, cafézinhos charmosos, mil restaurantes e muita coisa pra fazer. Experimentar as sensações de Paris é, sim, uma coisa muito emocionante: a Torre Eiffel, passear perto do Sena, ver todos os monumentos tão famosos, a trilha sonora da cidade, andar por Montmartre…

Espero que você dê bem mais sorte do que eu e pegue dias ensolarados – ou pelo menos leve a roupa certa pra poder explorar todos os cantinhos de Paris. Mas, caso seja necessário, aqui vai um mini guia com 7 coisas legais pra curtir Paris mesmo embaixo de chuva:

O que fazer em Paris com chuva

1. Faça uma aula de culinária

O que fazer em Paris com chuva

Filhotes no forno!

O que fazer em Paris com chuva

Olha como ficaram LINDOS!

O que fazer em Paris com chuva

Eu que fiz esse lindinho aqui!

Pensar em Paris sem pensar em pelo menos um ícone gastronômico é impossível. Minha melhor ideia foi aproveitar a viagem para aprender a preparar uma dessas delícias: Fiz uma aula de croissant e pães na La Cuisine Paris e amei! A experiência toda foi MUITO legal. Passar um tempo com um chef de verdade e aprender vários truques da culinária francesa (que eu provavelmente já esqueci) e ainda sair de lá com os pãezinhos fresquinhos que eu mesma tinha feito foi incrível! As aulas são todas em inglês e o pessoal da escola ainda te dá ótimas recomendações de lugares para comer e comprar doces e ingredientes em Paris.

2. Visite algum museu – ou muitos!

O que fazer em Paris com chuva - Louvre

Aproveita a chuva pra tirar uma foto quase sem ninguém nas pirâmides do Louvre

O que fazer em Paris com chuva - Louvre

O que fazer em Paris com chuva - Louvre

Pra que ir pro Egito? Metade ta no Louvre mesmo! (Brincadeira, eu quero ir pro Egito também!)

O que fazer em Paris com chuva - Louvre

Bem lindo até por dentro!

Existem centenas de museus pela cidade e a visita a algum deles provavelmente já está no seu roteiro por Paris, mas em dias de chuva museus são as melhores pedidas. Gostaria de ter ido a mais museus, mas no fim só consegui ir ao Louvre, que nem era minha prioridade, mas eu amei! O museu é gigante, cheio de obra maravilhosa e só andar por lá já é um passeio incrível. Fique de olho para tentar visitar os museus nos dias em que eles funcionam até mais tarde, já que essa informação passa despercebida por muita gente e eles costumam ser bem mais vazios. O Louvre, por exemplo, fecha todos os dias às 18:00, mas fica aberto até 21:45 às quartas e sextas-feiras, e aí quem sabe você não consegue ver a Mona Lisa bem de pertinho sem fila nenhuma? 😉

3. Vá às compras

Paris tem várias galerias – que são quase shoppings – super famosas e destino carimbado de grandes grupos de turistas, como a Lafayette. Se você é do tipo que gosta de ir na 25 de Março perto do Natal, prato cheio! São várias opções e marcas, e posso sugerir que você me traga uma lembrancinha? Caso você não curta muito a muvuca, vale a pena passar por aqui só pra admirar a arquitetura, ver como o teto de vitral é maravilhoso, de repente pegar um wifi grátis e ter um gostinho do lugar e continuar o passeio.

O que fazer em Paris com chuva

Uma outra opção de compras são as lojinhas menores, quase boutiques, perdidas pela cidade. Encontramos uma bem lindinha de materiais de arte chamada Charvin, na volta de uma tentativa frustrada de visita ao Musée d’Orsay (já comentei que a chuva atrapalhou bastante e até fechou museus? Ah é). Ficamos horas analisando tintas e pincéis? Não confirmo, mas também não nego.

O que fazer em Paris com chuva

4. Estude francês

Estudar francês era meu plano inicial, mas com só alguns dias pela cidade acabei mudando os planos e preferi estudar espanhol quando estivesse na Espanha. O que eu posso dizer é que aprender uma língua no seu país de origem é uma experiência incrível e muito única! A conhecida Alliance Française oferece cursos de a partir de uma semana em Paris e outras cidade francesas. Quem sabe eu não volto pra Paris em um futuro próximo pra estudar um pouquinho? Quem sabe…

5. Conheça as igrejas

O que fazer em Paris na chuva - Notre Dame

Notre Dame vista de uma pracinha muito amor!

O que fazer em Paris na chuva - Sacre Cour

Sacré Cœur

O que fazer em Paris na chuva - Sacre Cour

Não custa tentar acender uma velinha pedindo pra chuva passar!

O que fazer em Paris na chuva - Sacre Cour

E se funcionar, sai correndo por Montmartre!

Paris está cheia de igrejas lindas e famosas, algumas imortalizadas por clássicos da literatura ou do cinema. Além de um intervalo da chuva, as igrejas francesas são uma verdadeira aula de história e arquitetura. Por exemplo, como fã de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, adorei visitar a Sacré Cœur. E também achei bem emocionante descobrir que foi na Basílica de Notre Dame que Joana D’arc “perdeu” sua reputação de bruxa e herege. Havia uma fila de horas para subir até o topo da Notre Dame, mas para visitar a nave principal foi bem rapidinho e ainda de graça!

6. Visite as livrarias

Livrarias deviam ser uma das maravilhas do mundo. Tem lugar mais gostoso do que um abrigo todo feito de livros e histórias e, com sorte, uma xícara de café? Não tem não! Embora Paris esteja cheia de livrarias, a que eu visitei (e achei uma graça sem fim!) foi a Shakespeare and Company, pertinho de Notre Dame, cheia de livros antigos e novos, ecobags fofas e um piano aberto ao público. Aproveita e visita o café deles também, no mesmo quarteirão e com uma sopa bem da esperta!

bus142_paris_chuva_-28

7. Comer, comer!

Claro que não podia faltar comida nessa lista! Comer é uma das coisas que eu mais amo fazer nessa vida, e viajar e comer combinam muito. Aproveita o clima pra ficar olhando a chuva cair lá fora com uma boa xícara de café na mão e um docinho pra acompanhar. Hmmm!
Sugestão: mesmo com chuva, vale a pena conhecer um pouquinho o bairro de Montmatre, um cenário eternizado pela Amélie Poulain e seu fabuloso chanel, e aproveitar pra conhecer o Café des Deux Moulins, o café em que ela trabalhava como garçonete. Uma delícia se sentir dentro do filme, e melhor ainda aproveitar esse pequeno prazer indescritível que é quebrar a casquinha do crème brûlée ~creeeck~

Café des Deux Moulins

Café des Deux Moulins

A chuva atrapalhou alguns planos de Paris e não deu pra fazer muito o que eu mais gosto quando viajo: andar muito! Mas mesmo assim: merci pelos dias frios, chuvosos e ainda assim incríveis, Paris!

E pra você, qual a receita para curtir uma viagem quando tudo vai contra o planejado?

You Might Also Like

23 Comments

  • Reply
    Vy
    06 de outubro de 2016 at 17:47 05Thu, 06 Oct 2016 17:47:39 +000039.

    Eu tinha essa mesma “espectativa” de Paris e quando pisei lá, sério, amor a primeira vista, mesmo debaixo da chuva <3 Fui um pouco antes de você, em abril, peguei uns dias ensolarados mas a maioria era bem mais frio que aqui. Deu pra aproveitar, andar muito, ver muitas coisas… Mas ainda assim parece que não vi nada e quero voltar pra ver mais!

    • Reply
      Mari Guedes
      07 de outubro de 2016 at 20:40 08Fri, 07 Oct 2016 20:40:16 +000016.

      Vy, o problema não foi o frio, mas uma chuva e um vento que só davam vontade de ficar em casa 🙁 Acho que se tivesse visitado em outras condições, meu sentimento em relação a cidade teria sido outro. Mas tudo certo, deu pra curtir bastante coisa e voltar com boas histórias! haha

  • Reply
    Aline Amorim
    07 de outubro de 2016 at 08:42 08Fri, 07 Oct 2016 08:42:18 +000018.

    Eu tenho muita vontade de conhecer Paris. Não está entre as primeiras escolhas, mas a vontade existe.
    Foi uma pena ter chovido tanto né, mas ainda bem que você conseguir ter pontos positivos e aproveitar muitas coisas da cidade.
    Gostei muito do post!
    Beijos

    • Reply
      Mari Guedes
      07 de outubro de 2016 at 20:41 08Fri, 07 Oct 2016 20:41:26 +000026.

      Vale a visita sim, Li! Mas vou ser sincera: não entrou no meu ranking de cidades-amor-pelo-mundo. Mas acho que é muito pessoal isso, né?

  • Reply
    Luciana Salles
    07 de outubro de 2016 at 10:45 10Fri, 07 Oct 2016 10:45:23 +000023.

    Que fotos lindas! Apesar da chuva, as fotos ficaram lindas e me deu uma baita vontade de embarcar já nessa viagem! Foi uma viagem um tanto quanto à la parisiense né?

    já estava sentindo falta dos posts aqui mari!

    Beijos ♥

    • Reply
      Mari Guedes
      07 de outubro de 2016 at 20:43 08Fri, 07 Oct 2016 20:43:29 +000029.

      Obrigada, Lu <3 Quando cheguei em casa vi que não consegui tirar tanta foto assim, porque com a chuva acabava pegando só o celular. Mas ainda tiveram algumas que se salvaram! hahaha
      Foi uma viagem zero glamour, viu? Aprendi a valorizar a capinha de chuva de R$3 que estava na bolsa! Mas valeu 😉

  • Reply
    Natasha Arruda
    08 de outubro de 2016 at 09:27 09Sat, 08 Oct 2016 09:27:58 +000058.

    Uau!! Fazer uma aula de culinária, com certeza!!!

    • Reply
      Mari Guedes
      11 de outubro de 2016 at 00:36 12Tue, 11 Oct 2016 00:36:38 +000038.

      Me senti a própria chef! hahaha

  • Reply
    Rita
    08 de outubro de 2016 at 22:51 10Sat, 08 Oct 2016 22:51:12 +000012.

    Eu tenho todos os clichês parisienses como expectativa, mas Paris pra mim é um sonho, daqueles bem distantes… Mas um dia, se realizar, suas dicas serão muito válidas, com chuva, sol, geada, enfim… rsrs. Adoro isso aqui gente!!!
    Beijos

    • Reply
      Mari Guedes
      11 de outubro de 2016 at 00:39 12Tue, 11 Oct 2016 00:39:13 +000013.

      Um tempo seco com certeza ajuda na realização desses sonhos, Ri! hahaha Mas Paris é linda mesmo de qualquer jeito!

  • Reply
    Lila Martins
    10 de outubro de 2016 at 13:53 01Mon, 10 Oct 2016 13:53:33 +000033.

    Um lugar mais lindo que o outro! Pena ter chovido, mas pelas fotos foi igualmente memorável!

    • Reply
      Mari Guedes
      11 de outubro de 2016 at 00:40 12Tue, 11 Oct 2016 00:40:11 +000011.

      Pena mesmo, Lila! Eu amo poder andar muito quando viajo, e em Paris acabei andando muito foi de metrô! Mas valeu 😉

  • Reply
    Carol Pestana
    10 de outubro de 2016 at 14:09 02Mon, 10 Oct 2016 14:09:16 +000016.

    Amei demais! Sou totalmente louca por Paris e vivo desse clichê, moda parisiense e os museus, um sonho que não vejo a hora de realizar.
    Adorei as dicas!
    Beijão!

    http://www.carolpestana.com

    • Reply
      Mari Guedes
      11 de outubro de 2016 at 00:41 12Tue, 11 Oct 2016 00:41:48 +000048.

      Paris é demais mesmo, Ca! 😉

  • Reply
    Clayci
    10 de outubro de 2016 at 16:27 04Mon, 10 Oct 2016 16:27:25 +000025.

    ótimas dicas..
    se bem que é Paris né gente?
    com chuva ou sol o lugar é lindo hahahah

    beijos

    • Reply
      Mari Guedes
      11 de outubro de 2016 at 00:43 12Tue, 11 Oct 2016 00:43:37 +000037.

      É aquela história: tomei chuva, mas tomei chuva em Paris! Então tudo certo! hahaha

  • Reply
    Ane
    11 de outubro de 2016 at 22:37 10Tue, 11 Oct 2016 22:37:12 +000012.

    Gente muito amor por este post. Paris é um lugar que quero conhecer um dia e este guia mostrou que apesar de o clima não ter ajudado ainda sim há muitas possibilidades para se aproveitar a viagem.!

    • Reply
      Mari Guedes
      13 de outubro de 2016 at 02:03 02Thu, 13 Oct 2016 02:03:59 +000059.

      Isso com certeza sempre tem <3 Acho que se eu soubesse que o tempo ia estar tão chuvoso assim tinha planejado ainda mais atividades indoor - de repente mais uma aula. Ainda da pra curtir MUITO Paris, mesmo com chuva!

  • Reply
    Flávia Donohoe
    16 de outubro de 2016 at 19:09 07Sun, 16 Oct 2016 19:09:22 +000022.

    Eu adoro Paris, mas tenho que reconhecer que a cidade é insuportável às vezes, mas assim como você citou dá pra fazer muita coisa na cidade, acho que já fiz todos os itens da lista, mas o meu preferido é ir nas livrarias e visitar as igrejas e os museus.

    • Reply
      Mari Guedes
      24 de outubro de 2016 at 15:09 03Mon, 24 Oct 2016 15:09:57 +000057.

      Apesar da minha experiência não ter sido tão boa, eu realmente achei que tem bastante opção! Mas eu acredito que seja uma cidade um pouco mais complexa, na verdade, daquelas que você precisa aprender a amar, sabe? Quem sabe eu não volte pra testar essa teoria haha

  • Reply
    Josiane Bravo
    22 de outubro de 2016 at 20:35 08Sat, 22 Oct 2016 20:35:31 +000031.

    Menina, que artigo mais lindo. Mesmo com chuva, tem lugares como Paris que tem opções para todos os gostos. Nunca fui a cidade, mas sei que é um lugar o qual é possível perder-se em um café, livraria (que amo), muses, e muito mais. E sobre o curso de francês que você mencionou, eu estou louca para fazer isso, ir para França para aprender a língua romÂntica que para mim é uma das mais lindas. Fiz algo parecido esse ano, fui estudar em Buenos Aires durante 1 mês (um curso intensivo de espanhol), e acho que acabou saindo muito mais barato do que ficar anos e anos estudando aqui no Brasil. Outra coisinha que lembrei lendo esse post foi no filme “Me before You”, o qual faz uma citação dos cafés fofos de Paris, se você já o assistiu, deve lembrar do final do filme né (não vou comentar aqui para não ficar chato para quem não viu rs).

    Um grande abraço e desculpe-me pelo textão. Quando gosto de um post eu me empolgo nos comentários.

    • Reply
      Mari Guedes
      24 de outubro de 2016 at 15:22 03Mon, 24 Oct 2016 15:22:04 +000004.

      Obrigada pelo carinho, Josi <3 Adoro comentários grandes e empolgados assim! haha
      Tem bastante coisa em Paris, mesmo! A cidade é enorme e acredito que seja aquele tipo de destino que você pode ir muitas vezes e sempre descobrir um lado novo. Embora eu honestamente não tenha muita vontade de voltar, pelo menos por enquanto.
      Eu estava louca pra estudar francês também! Acho o idioma muito lindo. Mas como me mudei pro Panamá, achei que valia mais a pena estudar o espanhol. Fiz 1 semana na Espanha e realmente, a experiência é incrível! A gente aprende MUITO mais, né? Essa é uma coisa que, se possível, vou fazer mais vezes.

      • Reply
        Josiane Bravo
        24 de outubro de 2016 at 20:37 08Mon, 24 Oct 2016 20:37:29 +000029.

        Que delícia, você morando no Panamá. Eu achei que 1 mês foi muito pouco para aprender espanhol, e isso porque a língua é mais fácil para nós brasileiros. Fico imaginando com o francês, acho que teria que estudar no minímo uns 6 meses hehe.

        Abraços

    Leave a Reply

    %d blogueiros gostam disto: