O que fazer na Cidade do Panamá? - Bus 142
AS VIAGENS Panamá Roteiros

O que fazer na Cidade do Panamá?

No começo de 2016 eu e meu namorado passamos a chamar a Cidade do Panamá de casa. E acontece uma coisa engraçada quando você vai morar longe da sua família e amigos, especialmente se for em um destino turístico: você demora muito pra conhecer as atrações mais famosas que estão ali, literalmente do seu lado.

Em uma viagem de lazer é normal você ter só alguns dias para conhecer a cidade, e acaba correndo pra ver tudo. Mas, quando você vai morar lá, a coisa tem outro ritmo. Eu acho que é assim porque você acaba tendo tanta coisa chata da rotina nova pra fazer que acaba sempre deixando os passeios pra “depois” – esse tempo mágico e misterioso que vai chegar já já, em um futuro bem próximo. Quem já se mudou de país sabe que é coisa pra caramba pra fazer: visitar apartamentos, comprar lençol, tirar visto, fazer conta no banco, instalar internet em casa, escolher operadora de celular, agendar manutenção do ar condicionado, começar aulas de espanhol, medir a casa toda e ir atrás de móveis, não encontrar móveis legais, ter que comprar móveis mesmo assim… Uma lista sem fim.

Foi só depois de alguns meses vivendo na Cidade do Panamá que conseguimos organizar melhor a vida nova, parar um pouco e concluir: OK, agora é hora de conhecer essa nova cidade.

As melhores atrações da Cidade do Panamá

É bem comum ver turistas norte americanos e europeus pelas rua da Cidade do Panamá, embora o destino ainda não seja muito famoso entre os brasileiros. Muita gente acaba passando pela cidade só para fazer uma conexão longa, já que o Aeroporto Tocumen (PTY) é sede da Copa Airlines, e popularmente conhecido como “hub das Américas”, conectando o Norte e o Sul do continente.

Você precisa de passaporte mas não de um visto para entrar no Panamá. Lembre-se que a moeda oficial do país é o dólar americano e que faz bastante calor o ano todo – pode deixar as botas e casacos em casa! Outra coisa importante de ter em mente é que não se usa endereço no Panamá, tudo é na base da referência.

Com mais tempo pelo Panamá eu recomendo fortemente que você visite San Blas ou Bocas del Toro, dois pedacinhos de paraíso nesse planeta, também conhecidos como Caribe. Mas com só alguns dias ou horas pela Cidade do Panamá, essas são as minhas dicas:

Canal do Panamá

O Canal do Panamá é a atração mais visitada do país todo. É também considerado uma das maravilhas do mundo moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis, o que significa que o canal é uma construção incrível – e é mesmo. Vamos combinar que conectar os oceanos Atlântico e Pacífico não é pouca coisa.

Resisti para fazer esse passeio mas o resumo é que vale a pena visitar o Canal do Panamá, sim! A estrutura turística é bem legal e é interessante descobrir um pouco mais sobre a importância econômica do canal para o mundo todo. Para entender melhor a história, veja o vídeo no cinema do 1º andar e depois vá para os terraços de observação. Por dia, passam cerca de 40 embarcações por ali, e é claro que a visita é muito mais legal se você conseguir ver um dos navios gigantes passando. Dizem que os melhores horários são logo pela manhã, entre 9:00 e 10:00, ou pela tarde, entre 14:30 e 16:00.

Bus 142 | Centro de Miraflores, no Canal do Panamá

Ta vendo essas portinhas? Elas fecham e então o nível da água sobe para o barco passar

Bus 142 | Canal do Panamá

Sua encomenda do AliExpress pode estar em algum desses containers

Bus 142 | Canal do Panamá

Olha o tamanho desse barco!

Horário: das 9:00 às 17:00
Preço: U$15 para visitantes e U$3 para residentes

Panamá Viejo

Panamá Viejo – ou “La Vieja” – são chamadas as ruínas da primeira cidade construída pelos espanhóis na costa do Pacífico americano, um local estratégico das rotas comerciais marítimas. Em 1671 o pirata Henry Morgan – com o apoio do governador da Jamaica – invadiu a cidade que, aos poucos, foi abandonada. Curiosidade: com a invasão, Henry estava quebrando um acordo de paz entre Espanha e Inglaterra e então ele foi preso mas, em 1673, voltou para a Jamaica como sir e ainda com o cargo de vice-governador. É mole?

Só reforçando o óbvio: a cidade foi invadida por piratas. No Caribe. Se é que você me entende!

Bus142_CidadedoPanama_piratas

O passeio pelas ruínas do Panamá Viejo é muito legal, especialmente se você curte história. Não deixe de pegar o trenzinho que te leva da entrada do parque até as ruínas: além de quebrar um galho no constante calor panamenho, ele tem informações interessantes sobre a atração. Vale a pena também de subir a torre para ter uma vista linda e cheia de contraste entre o Panamá novo e velho. Ah! E não esqueça de ir com sapatos confortáveis, usar protetor solar e levar repelente e água.

Bus 142 | Panamá Viejo ou "La Vieja"

Bus 142 | Panamá Viejo ou "La Vieja"

Bus 142 | Panamá Viejo ou "La Vieja"

Bus 142 | Panamá Viejo ou "La Vieja"

Horário: das 8:30 às 16:30
Preço: U$11 para visitantes e U$8 para residentes

Casco Viejo

Várias colônias espanholas têm o seu Casco Viejo, ou seja, vizinhança antiga. O Casco Viejo do Panamá (que se chama San Felipe) foi pra onde as atividades do Panamá Viejo migraram depois da invasão de Henry Morgan. É o bairro mais legal da cidade e também o lugar que conquistou meu coração por aqui: ruinhas estreitas, muitos bares e restaurantes, prédios históricos, praças, galerias, museus, uma vista de tirar o fôlego e o melhor lugar para bater perna da Cidade do Panamá.

O bairro, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1997, está cheio de atrações turísticas: Plaza de Francia, Catedral Metropolitana, La Iglesia de la Merced, Museu do Canal, Plaza Herrera, Mercado de Mariscos. Mas o gostoso mesmo é andar pelo Casco sem compromisso, curtindo a alma do lugar e percebendo seus contrastes: de um lado da rua, varandas cheias de roupas penduradas e crianças brincando descalças e, do outro, um hotel boutique super cool – que, a propósito, é um dos meus cantinhos preferidos por aqui: o Café Unido, dentro do American Trade Hotel.

Caso você fique mais tempo pela cidade, é também no Casco Viejo que fica a escola de espanhol mais legal do Panamá: Casco Antiguo Spanish School. Se passar por lá, diga que os descobriu pelo blog e ganhe uma aula demonstração grátis 🙂

Bus 142 | Casco Viejo, Cidade do Panamá

Bus 142 | Casco Viejo, Cidade do Panamá

Bus 142 | Casco Viejo, Cidade do Panamá

 

Cinta Costera

A Cinta Costera é uma espécie de parque bem no meio da Cidade do Panamá. O espaço é uma delícia! Tem espaço para correr, ciclofaixa, parque para skate, playground – e até parede de escalada! – para as crianças, academia ao ar livre, quadras, mesa de ping pong e o famoso letreiro do Panamá. E o melhor é a vista maravilhosa da cidade: de um lado os arranha-céus de Punta Paitilla e, do outro, o Casco Viejo.

Bus 142 | Cinta Costera, Cidade do Panamá

Bus 142 | Cinta Costera, Cidade do Panamá

Avenida Balboa

Paralela à Cinta Costera está a avenida mais importante da Cidade do Panamá: Avenida Balboa. Se você der a sorte de visitar o Panamá em um domingo, faça como centenas de panamenhos e venha para a Avenida Balboa, que fica aberta ao público até meio dia. Dica: as melhores fotos da avenida são tiradas de cima de uma das muitas passarelas vermelhas.

Bus 142 | Avenida Balboa, Cidade do Panamá

Cerro Ancón

Até 1977, esse era um território ocupado por militares americanos. Mas assim que o Panamá recuperou o controle do elevado com os Tratados Torrijos-Carter, fincou a bandeira panamenha lá em cima – e é possível vê-la praticamente de toda a cidade, já que o Cerro Ancón é o ponto mais alto da Cidade do Panamá: 199 metros. A vista lá de cima é incrível e por isso o passeio vale muito a pena. A subida não é muito intensa, mas é cansativa pelo calor e a humidade. O segredo é ir bem cedo e ainda aproveitar para ver os pássaros e outros animais. Quando fui até lá, vi uma família de tucanos e um bicho-preguiça! 🙂

Bus 142 | Cerro Ancon, Cidade do Panamá

Bus 142 | Cerro Ancon, Cidade do Panamá

Dá pra ver o porto e o Canal do Panamá bem ao longe!

Biomuseu

A visita ao Biomuseu já começa do lado do fora: o edifício composto por várias placas coloridas foi a única obra do arquiteto Frank Gehry na América Latina. Lá dentro, você conhece mais sobre as espécies animais e vegetais do Panamá, além de entender como essa faixa de terra que conectou a América do Norte à América do Sul mudou todo o planeta.
Bus 142 | Biomuseu, Cidade do Panamá

Horário: Terça à domingo, das 10:00 às 16:00
Preço: U$22 para visitantes e U$12 para residentes

Multiplaza

Uma das primeiras impressões que tive ao chegar no Panamá foi que a influência dos EUA é muito forte no país – os mercados e shoppings estão cheios de marcas e produtos de origem norte americanas. Sendo assim, pode ser uma opção legal de compra se isso é o que você está procurando, e os preços costumam ser melhores do que os do Brasil. Mas pesquise sempre! Eu nunca viajei apenas para fazer compras, então não sei dizer se os preços daqui são competitivos com os de Miami, por exemplo. Mas existem várias opções e, se já estiver planejando passar pelo Panamá, fazer compras pode ser uma atividade também.

Existem alguns shoppings pela cidade, mas o meu favorito é o Multiplaza, no bairro San Francisco. Além de muitas opções de lojas e restaurantes, ele é um shopping muito bonito e com wifi liberado.

Agora você já saber o que fazer na sua próxima visita à Cidade do Panamá. Que lo disfrutes! 🙂

Bus142_Line

Mais sobre o Panamá aqui:

Primeiras impressões e descobertas sobre o Panamá
Caribe Panamenho: Visitando a Isla Chichime em San Blas

You Might Also Like

20 Comments

  • Reply
    Taís
    15 de setembro de 2016 at 08:17 08Thu, 15 Sep 2016 08:17:55 +000055.

    Mariiii que post mais legal <3
    Tô tentando montar um novo roteiro de viagem pra América do Sul e talvez incluir algo da América Central e ir subindo.. e fiquei pensando muito no Panamá. Esse seu post deu bem uma clareada nas ideias e ver o que dá pra fazer pela Cidade do Panamá. Já tinha visto um post em outro blog sobre essa parte antiga da cidade e adorei… o canal também deve ser algo muito interessante de visitar.
    E é bem assim mesmo, quando a gente muda pro lugar demora um tempo pra conhecer as coisas, eu aqui 3 anos ainda tem um tanto de coisa que ainda não fui conhecer.. haha paciência, uma hora a gente vai 😀 😀

    Beijos!

    • Reply
      Mari Guedes
      15 de setembro de 2016 at 14:49 02Thu, 15 Sep 2016 14:49:25 +000025.

      Obrigada, Ta <3 Tem muita coisa pra fazer pelo Panamá, mas antes de vir pra cá eu também achei um pouco difícil encontrar a informação certinho. Se decidir vir pra cá mesmo me avisa 🙂
      Beijos!

  • Reply
    TALITA DOS SANTOS CARVALHO
    15 de setembro de 2016 at 17:04 05Thu, 15 Sep 2016 17:04:02 +000002.

    Muito legal seu post,a mo blogs de viagens.
    Abraço

    Acho que é a primeira vez que passo por aqui rs

    • Reply
      Mari Guedes
      16 de setembro de 2016 at 01:01 01Fri, 16 Sep 2016 01:01:51 +000051.

      Obrigada pelo carinho, Ta! Volta sempre <3

  • Reply
    Vy
    15 de setembro de 2016 at 21:01 09Thu, 15 Sep 2016 21:01:48 +000048.

    Nossa, que legal, não sabia que tinha tanta coisa pra fazer ai! Pra mim é tipo um “treinamento”, já que é a minha área (o turismo) 😉

    • Reply
      Mari Guedes
      16 de setembro de 2016 at 01:12 01Fri, 16 Sep 2016 01:12:17 +000017.

      Tem muuuita coisa, Vy! Mas quase não se fala dessas atrações, né? As pessoas costumam saber que aqui tem o Canal e o Caribe… mas tem um mundo de coisa legal fora essas atrações clássicas 🙂

  • Reply
    Adrilaine Cezimbra
    18 de setembro de 2016 at 18:23 06Sun, 18 Sep 2016 18:23:17 +000017.

    Mari à cada post teu fico com mais vontade de conhecer o mundo. Preciso, tipo PRECISO muito viajar, viajar mais, e viajar mais e mais. Socorro!
    Achei demais o seu roteiro para Panama, daqui a pouco vai faltar espaço no “favoritos” pra eu guardar tantos posts;

    • Reply
      Mari Guedes
      04 de outubro de 2016 at 11:20 11Tue, 04 Oct 2016 11:20:36 +000036.

      A viagem sempre começa na nossa cabeça, né? hahaha
      O Panamá é incrível, tem muita coisa linda! Super recomendo, especialmente pra quem ama o calor 🙂

  • Reply
    Luciana Salles
    19 de setembro de 2016 at 09:13 09Mon, 19 Sep 2016 09:13:22 +000022.

    Parabéns pelo post Mari! E mais ainda pelo blog! Estou encantada com sua história hahaha. Conheci através do SOTMB ! Beijinhos :****

    http://www.retratosediarios.com/blog

    • Reply
      Mari Guedes
      04 de outubro de 2016 at 11:24 11Tue, 04 Oct 2016 11:24:56 +000056.

      Obrigada pelo carinho, Lu! <3

  • Reply
    Aline Amorim
    19 de setembro de 2016 at 12:18 12Mon, 19 Sep 2016 12:18:16 +000016.

    É mesmo interessante como os moradores de cidades turísticas não visitam muito os pontos turísticos.
    Não conhecia essa cidade. Gostei de saber sobre os lugares.
    Panamá Viejo parece ser muito interessante. Beijos

    • Reply
      Mari Guedes
      04 de outubro de 2016 at 11:26 11Tue, 04 Oct 2016 11:26:19 +000019.

      É verdade, né? E não só as cidades de turismo clássico. Quando eu morava em SP também não curtia tanto assim a cidade. Acho que é um hábito que a gente precisa criar!
      Panama Viejo é lindo, mas eu sou suspeita porque adoro uma ruína! hahaha

  • Reply
    Ane
    19 de setembro de 2016 at 21:23 09Mon, 19 Sep 2016 21:23:29 +000029.

    Dicas de lugares novos são sempre bem-vindos né. Achei super legal a maneira como você elaborou o post. Confesso que nunca parei para pensar em visitar o Panamá, mas depois de ler este post fiquei curiosa sobre.

    • Reply
      Mari Guedes
      04 de outubro de 2016 at 11:27 11Tue, 04 Oct 2016 11:27:50 +000050.

      Ane, vou ser sincera: eu nunca tinha considerado o Panamá também! Mas o universo colocou a gente aqui e foi uma surpresa muito boa 🙂 A cidade é linda e o país, apesar de pequeno, tem MUITA coisa diferente pra fazer. Estamos explorando ainda 🙂

  • Reply
    Natascha
    19 de setembro de 2016 at 22:30 10Mon, 19 Sep 2016 22:30:26 +000026.

    Oi Mari! Adorei seu post, acho que foram ótimas dicas e assim que eu passar pelo Panamá vou escolher algum desses lugarzinhos pra visitar! Queria te pedir pra fazer um post sobre como é morar no Panamá, minha mãe é apaixonada por aí e ela queria muito se mudar! Mas nunca vejo muita gente falando sobre o país, vc foi a primeira! Como é a qualidade de vida, os empregos e tals! Desculpe pedir tanto, mas acho que vc escreve muito bem!!! Bjoo
    http://www.taviajandomenina.com.br

    • Reply
      Mari Guedes
      04 de outubro de 2016 at 11:29 11Tue, 04 Oct 2016 11:29:17 +000017.

      Na, obrigada pelo carinho! Estou com umas ideias sobre o Panamá, sim! Vou escrever e te aviso 🙂
      Mas se precisar de alguma informação, só me chamar! 🙂 Beijos

  • Reply
    Carol Pestana
    26 de setembro de 2016 at 16:47 04Mon, 26 Sep 2016 16:47:22 +000022.

    Nossa adorei esse post, mudou totalmente minha visão do Panamá!
    SEMPRE vi apenas como o free shop mais barato do mundo hahaha
    vou incluir com certeza na minha listinha caribeana!
    amei!

    • Reply
      Mari Guedes
      04 de outubro de 2016 at 11:31 11Tue, 04 Oct 2016 11:31:04 +000004.

      Pois é, menina! Tem alguns lugares que são marcados só por algumas atrações, e a gente nem imagina que tem muito mais a oferecer. O Caribe panamenho é lindo demais! É bem rústico, mas impressionante de maravilhoso. Vem sim e me avisa pra gente ir comer um patacon 🙂
      Beijos!

  • Reply
    Lila Martins
    26 de setembro de 2016 at 17:46 05Mon, 26 Sep 2016 17:46:20 +000020.

    Muito bom conhecer um pouquinho de outros lugares! parece ser um lugar muito interessante de visitar! =D

    • Reply
      Mari Guedes
      04 de outubro de 2016 at 11:32 11Tue, 04 Oct 2016 11:32:57 +000057.

      É muito legal sim, Lila! O Panamá foi minha primeira experiência “de verdade” na América Latina, e é muito interessante ver como um país tão “perto” do Brasil pode ser tão diferente!

    Leave a Reply

    %d blogueiros gostam disto: