Madrid das alturas: conhecendo o Palacio de Cibeles - Bus 142
AS VIAGENS Espanha

Madrid das alturas: conhecendo o Palacio de Cibeles

Eu acho que planejar a viagem é quase tão gostoso quanto a viagem em si. É tipo começar a curtir tudo antes mesmo de embarcar no avião. Além da questão prática que é saber o preço e horário de funcionamento de cada atração, eu fico viajando nos lugares, descobrindo um pouco sobre sua história, pegando dicas de quem já visitou… ~Pausa reflexiva pra gente admirar o quanto a internet é linda e facilita nossa vida nessa fase~

Quando estava separando o que ver em Madrid acabei descobrindo o Palacio de Cibeles, que logo virou um dos lugares que eu mais queria visitar na cidade. Meu motivo era muito simples: ver Madrid do alto. Afinal, vistas panorâmicas sempre são legais, né? Eu já imaginava que ia curtir, mas a visita surpreendeu! Saí de lá apaixonada pelo Palacio de Cibeles – e a vista de Madrid, claro.

Chegando em Cibeles pela Calle de Alcalá, já fiquei encantada: a fachada branca, bem em frente à Fuente de Cibeles, é impressionante de linda. E ainda estava com uma faixa dizendo “refugees welcome”. Como não amar?

"Refugees welcome" :)

“Refugees welcome” 🙂


O prédio foi inaugurado em 1919 e na época se chamava Palacio de Telecomunicaciones, já que lá funcionava a sede dos correios de Madrid. Uma das premissas do projeto era a construção de um “edifício para o público”, por isso seus arquitetos o desenharam de forma funcional para que áreas mais importantes fossem facilmente acessíveis. No térreo, por exemplo, ficavam os serviços postais e de telégrafo, enquanto os andares de cima concentravam a parte administrativa.

No final do século XX os correios já não eram mais tão importantes assim e, em 2007, o prédio virou oficialmente a sede da prefeitura de Madrid e mudou de nome. A parte mais maravilhosa é que a premissa de que o público era bem-vindo permaneceu, e hoje é possível visitar o Palacio de Cibeles de graça! Lá dentro funciona o CentroCentro, um centro cultural que promove exposições, debates e outros eventos especiais. Eles têm um espaço de leitura super gostoso também, e eu tenho certeza que seria meu lugar para encontros de trabalho de faculdade se eu tivesse estudado em Madrid. Só pra ter uma ideia que tipo de lugar amor que é, tinham duas senhoras jogando xadrez lá, numa boa! ♡

Exposição Mujeres Aliadas, em capaz no CentroCentro de março a setembro de 2016

Exposição Mujeres Aliadas, em capaz no CentroCentro de março a setembro de 2016


Do mirante – que funciona no 8º andar – você tem a vista mais incrível de Madrid, e custa só €2,00 para subir. Tem entrada a cada 30 minutos e o ingresso é comprado no próprio prédio, do lado de fora. Só precisa ficar de olho para comprar o ingresso com pelo menos 1 hora de antecedência, porque o mirante não é muito grande e tem limite de pessoas por sessão. Mas lembra aquele espaço de leitura amor? Espere a hora da sua subida por lá ou curta uma das exposições.

É possível ir de elevador até o 6º andar e depois é preciso subir 88 degraus até o mirante. Não sei se foram todos os degraus, o vento frio daquele dia ou a vista maravilhosa de Madrid lá de cima, mas fiquei de boca aberta!

E quando até a escada do rolê é bonita?!

E quando até a escada do rolê é bonita?!

DCIM101GOPRO

Sou apaixonada mesmo!

Madrid linda. Sou apaixonada confessa! ♡

Olha a Fuente Cibeles ali embaixo!

Olha a Fuente de Cibeles ali embaixo! Nessa época, estava em reforma

Difícil ficar com o olho aberto com esse vento todo!

Difícil ficar com o olho aberto com esse vento todo!


O passeio no Palacio de Cibeles é muito bom pra ser verdade. Tem história, tem arquitetura, tem exposição de graça, tem pessoal legal e tem um mirante incrível e MUITO barato. Então, sério, se estiver planejando uns dias em Madrid não deixe de conhecer essa lindeza.

INFORMAÇÕES
Endereço: Plaza Cibeles, 1, 28014 Madrid, Espanha
Horário: De terça à domingo das 10:30 até 13:30 e das 16:00 às 19:00
Preço: €2, porém é gratuito na primeira quarta-feira de cada mês, nos dias 2 e 15/05 e 12/10.

Bus142_Line

Esse post faz parte do BEDA: blog everyday in August. Veja mais posts com a tag aqui.

BEDA

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Mariana
    05 de agosto de 2016 at 09:47 09Fri, 05 Aug 2016 09:47:33 +000033.

    AHhhh a internet! Meus pais sempre amaram viajar, mas poder ter ajuda da internet (todo meu amor por Groupon, TripAdvisor e LonelyPlanet!) faz toda a diferença! Madrid e Barcelona estão há pelo menos uns 20 anos na minha bucket list, e o palácio é maravilhoso! Que delícia ter um lugar desses aberto ao público!

    • Reply
      Mari Guedes
      05 de agosto de 2016 at 11:56 11Fri, 05 Aug 2016 11:56:02 +000002.

      Mari, eu não saberia viajar sem internet! <3 Ok, devia ter um charme em vc só saber de verdade como uma cidade é qd chegasse nela, mas eu adoro poder pesquisar tudo antes!
      E a Espanha ficou com metade do meu coração. Sério, melhor lugar do muuundo! ♡

  • Reply
    Bruna WB
    05 de agosto de 2016 at 17:46 05Fri, 05 Aug 2016 17:46:55 +000055.

    Que lugar lindo! Eu quero muito conhecer a Espanha, e, certamente, este lugar já foi pra minha listinha. Acho incrível ver a cidade do alto, e sempre busco algum ponto para poder fazer isso.
    E eu concordo com você, é muito legal planejar uma viagem. Eu fico cheia de papeis e coisinhas que depois entram junto no álbum, hahaha. Temos muita sorte, realmente, de ter acesso a tantas informações e dicas.
    Beijos,
    Bru

    • Reply
      Mari Guedes
      05 de agosto de 2016 at 20:06 08Fri, 05 Aug 2016 20:06:32 +000032.

      Espanha é o melhor país do mundo, Bru! Ainda tenho umas dicas de lá pra postar, vai acompanhando pra qd vc for planejar a sua viagem 😉
      Eu tbm amo ver os lugares do alto, sempre fico viajando imaginando como era essa cidade antes dos prédios, os carros… que brisa, né? hahaha

    Leave a Reply