Templo de Debod e o pôr do sol mais bonito de Madrid! - Bus 142
AS VIAGENS Espanha

Templo de Debod e o pôr do sol mais bonito de Madrid!

Parece mentira, mas não é: existe um templo egípcio de verdade bem no meio de Madrid!

‘Um templo egípcio no meio da Europa?’, você me pergunta. Ok, vamos a um pouquinho de história:
Em meados do século II A.C. o rei Adijalamani mandou erguer algumas capelas para reverenciar os deuses Ámon, em Debod, e Ísis, em Filé (que é o nome do lugar e não o seu prato preferido, vale dizer). Uma dessas capelas constitui o Templo de Debod, que foi originalmente construído às margens do Rio Nilo na região conhecida como Baixa Núbia, entre as cidades de Assuão, no Egito, e Cartum, no Sudão.

O templo foi cenário importante da época e da rebelião que acontecia no sul do Egito. Mas, em 635 D.C., as capelas dessa região foram fechadas e abandonadas e “desapareceram”. Levou mais de mil anos até que, em 1737, uma navegação dinamarquesa redescobriu os antigos monumentos.

Depois de reformado, o templo virou atração turística de luxo durante o século XIX. Mas sua localização significava que ele ficava submerso por grande parte do ano, acelerando sua deterioração, e eventualmente ficaria abaixo d’água pra sempre. Em 1960 uma equipe de arqueólogos, arquitetos, engenheiros e toda essa galera ~qualificada~ entrou numa verdadeira corrida contra o tempo para salvar os santuários de Núbia em uma missão da UNESCO.

Como a Espanha ajudou a financiar e a realizar a missão, acabou “ganhando” o Templo de Debod do Egito. Baita presente, diga-se de passagem. O templo foi sendo montado em Madrid aos poucos e só foi inaugurado em 1972.

Parece bem incrível. E é mesmo! E como se toda essa história já não fosse mágica o suficiente, do Templo de Debod você ainda vê o pôr do sol mais incrível de Madrid!
Mas é mais que isso. Ao redor do templo existe uma espécie de parque, e o clima era sensacional de tão gostoso. Uma banda incrível com metais tocava por ali, um pessoal estava comemorando um aniversário, crianças brincando no parquinho… aproveitei e fiz um picnic na grama e foi o melhor improviso da viagem inteira! 🙂

Esse foi com certeza um dos meus lugares favoritos em Madrid. Mesmo não sendo uma das atrações mais populares da cidade, minha dica de amigo é pra você fazer um esforço e passar por lá quando estiver por Madrid também. É sério, é lindo!

Difícil captar quão lindo era esse pôr do sol - mas acredite, estava demais!

Difícil captar quão lindo era esse pôr do sol – mas acredite, estava demais!

Imagina vida com trilha sonora. Então!

Imagina vida com trilha sonora. Então!

Ainda tem essa vista linda do Palácio Real!

Ainda tem essa vista linda do Palácio Real!

Bus142_Eurotrip_Debod-06

Bus142_Eurotrip_Debod-12

A entrada tanto no parque quanto no templo são de graça! O templo fica fechado às segundas-feiras e também faz uma pausa no horário do almoço (como muita coisa na Espanha), mas o acesso ao parque continua liberado!

Endereço: Calle Ferraz, 1
Horário: Outubro a Março: Das 9h45 às às 18:15, Abril a Setembro: das 10h00 às 20h00
Preço: Grátis!

Já visitou o Templo de Debod? E aí, o que você achou?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply